Mazé Mendes,
Artista Plástica
Bacharel em Pintura e Licenciatura em Desenho pela EMBAP (Faculdade de Belas Artes do Paraná), Pós-graduação em Arte Educação pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná), cursos de extensão em gravura e história da arte. Ministrou oficinas em diversas cidades do Paraná, professora da FAP/UNESPAR em 1984 a 2008. Participa ativamente de vários certames artísticos no Brasil e exterior, com mais de 20 exposições individuais, e mais de 80 salões de arte e coletivas.
1980 e 1990
Nas décadas de 1980 e 1990 foi premiada em Salões Paranaense de Belas Artes, mostra do desenho brasileiro, entre outros.
Textos e imagens de seus trabalhos foram publicados em livros didáticos, dicionários de arte brasileira, livros de arte e revistas de comunicação visual internacional.
1997
Em 1997 lançou seu primeiro livro “Traço e Cor – Travessia de um tempo”, no Memorial de Curitiba, com exposição individual. Em 2004 lançou seu segundo livro “Matiz”, com exposições itinerantes em Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Em 2007 fez uma mostra individual com pinturas e fotografias o Museu Alfredo Andersen lançando o catalogo “Vestígios”.
2008
Em 2008 expôs em Kobe / Japão no Hyago Prefectural Musem of Art, através de intercâmbio cultural Brasil – Japão – Mon. Em 2009 participa de coletiva com artistas brasileiros Poleeni – Finlândia no Pieksamaki Cultural Centre, e no Ava gallery em Helsinque – Finlândia.
2010
Em 2010 participa de exposição conjunta no Espaço Cultural Voyageurs du Monde, em Lille – França. Neste mesmo ano participa de exposição conjunta e lançamento do livro: “Por que pintura?”, através de galeria Solar do Rosário em Curitiba. Participa da coletiva “O Estado da Arte”, no Museu Oscar Niemeyer.
2013 e 2014
Em 2013, exposição individual “Continuum” – SESC – Paço da Liberdade – Curitiba – Paraná.
Em 2014 recebe a Comenda “Ordem Estadual do Pinheiro”, homenagem conferida pelo Estado do Paraná.
Anos de experiência
Mazé Mendes expôs seus trabalhos no Japão, na Finlândia, em São Paulo, Minas Gerais e em Lille, na França. Suas obras compõem o acervo do Museu Oscar Niemeyer (MON), do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), Portão Cultural (MUMA), Museu de Arte da UFPR (MUSA), Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Museu Universitário da PUCPR, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Instituto Brasil Estados Unidos (INTER), da Pinacoteca do Rio Grande do Norte, entre outros. Em 1997, lançou o livro Traço e Cor – Travessia de um tempo, com exposição individual. Publicou ainda os livros Matiz e Vestígios, que reúnem trabalhos de sua autoria expostos em Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
Continuum
A mostra Continuum traz fotografias da artista que fizeram parte da exposição Vestígios, apresentada em 2007 no Museu Alfredo Andersen. São registros de muros lascados, tapumes desbotados e outras texturas urbanas que ganharam intervenções digitais, incorporando antigos desenhos e frases de Mazé. “A ideia era gerar inquietude, devolver estas imagens à cidade de outra maneira, provocando as pessoas com uma pergunta: será que aquele desenho estava mesmo lá?”, propõe a artista.
Espaço Atelier & Alunos
Confira algumas obras de Mazé Mendes
Obras
Confira algumas obras de Mazé Mendes
DESEJA CONHECER MAIS SOBRE O TRABALHO DE MAZÉ MENDES?
Entre em contato agora mesmo

Bacharel em Pintura e Licenciatura em Desenho pela EMBAP (Faculdade de Belas Artes do Paraná), Pós-graduação em Arte Educação pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná), cursos de extensão em gravura e história da arte. Ministrou oficinas em diversas cidades do Paraná, professora da FAP/UNESPAR em 1984 a 2008. Participava ativamente de vários certames artísticos no Brasil e exterior, com mais de 20 exposições individuais, e mais de 80 salões de arte e coletivas.